Auditoria Fiscal e SPED Compliance
O grande desafio para as empresas brasileiras é acompanhar as inúmeras situações tributárias geradas pelos métodos complexos de arrecadação, pautadas em complexas regras de apuração dos tributos, que também são complexos. O resultado disso são os inevitáveis erros na escrituração contábil e fiscal da empresa, caminho aberto que envolvem benefícios fiscais, incidência monofásica, substituição tributária, etc. Além dessa complexidade, ainda é necessário conviver com a instabilidade da legislação, que muda diariamente. Justamente por isso, é muito comum encontrar equívocos na apuração dos tributos, o que coloca a empresa em risco fiscal, por recolher tributos a menor, ou mesmo deixando menos competitiva, nos recolhimentos a maior.
Os trabalhos de auditoria eletrônica consistem na avaliação detalhada das informações fiscais e/ou contábeis na escrituração e demonstrações financeiras da empresa, baseadas no exame de todas as informações importadas e seus respectivos registros vinculados às suas operações.
Diante dessas informações, temos condição de realizar o cruzamento dos registros com uma base de mais das variadas regras tributárias, com o objetivo de identificar os equívocos na apuração do ICMS, IPI, PIS e COFINS. A partir deste relatório com identificação dos valores apurados indevidamente, a empresa pode avaliar os caminhos a serem seguidos, como a correção das informações já entregues nos últimos anos ou a melhoria do cadastro para o presente e futuro.
A empresa receberá relatórios que identificam os valores recolhidos de forma indevida e os erros de escrituração, para que possa avaliar os caminhos a serem seguidos. Cumpre ressaltar, que só trata de erros de tributação, não envolvendo questões discutíveis ou que possam trazer riscos ao cliente, apuráveis em
due diligences tributárias.